sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Resumo da dieta 80 10 10

A dieta 80-10-10 é uma das linhas dentro do crudivorismo. E como no crudivorismo não se consome nada de origem animal, então não deixa de ser uma das várias vertentes dentro do Veganismo.
Mas ATENÇÃO:  Não nos responsabilizamos por qualquer problema de saúde que possa vir a quem tentar seguir esse resumo. É fato que pelo mundo existem várias pessoas que permanecem com saúde seguindo essa dieta 80-10-10, mas isso pode não ser regra. Podemos afirmar com toda convicção que uma dieta vegana bem planejada e completa não faz mal a saúde de nenhum humano, porém ainda não temos estudos científicos sobre o material da vertente restritiva 80-10-10 que abordaremos a seguir.

Segue um resumo do livro "The Diet 80/10/10"  do Dr. Douglas N. Graham:

A dieta crudívora 80/10/10 é composta de alimentos provenientes das plantas em sua forma inteira, frescos, maduros, crus e orgânicos que não tenham sido sujeitos a nenhum cozimento ou processamento de qualquer forma, com a predominância de frutas (doces, ácidas, semi-ácidas e monofágicas), vegetais tenros (vegetais "que sejam moles, que se podem cortar, partir ou mastigar facilmente" [Wikcionário] como: folhas verdes, algumas verduras e frutas não doces) e mais uma pequena quantidade de oleaginosas (sementes e frutas gordurosas).

A proposta da dieta é que sejam consumidos alimentos dentro da máxima proporção 80/10/10, ou seja, 80% de carboidratos simples, principalmente frutose e glucose, proveniente de frutas, 10% de gorduras proveniente de oleaginosas e 10% de proteínas que podem ser facilmente obtidas tanto nas frutas quanto nos vegetais tenros e oleaginosas. Assim, o foco da dieta é na obtenção de carboidratos simples à partir do grande consumo de frutas (90 a 97%) e no forte controle à ingestão de gorduras (0 a 8%) - devido aos hábitos alimentares ricos em gorduras praticados pelas pessoas anteriormente - que em excesso desencadeiam a fadiga crônica e o enjoo (ver observações abaixo), ao passo que, o consumo de vegetais tenros (2 a 6%) é incentivada pela sua grande quantidade de sais minerais.

As proteínas, por serem encontradas na proporção ideal nas frutas, vegetais tenros e oleaginosas, já estão inclusas no processo de obtenção dos outros nutrientes e, por isso, não devem ser motivo de preocupação.


Alimentos mais comuns: Carboidratos Simples (Frutas)
  
- doces: banana, mamão, figo, jaca, caqui, tâmara, jatobá, etc;
- ácidas e semi-ácidas: limão, laranja, lima, grapefruit, abacaxi, ananá, carambola, romã, tangerina, mexerica, bergamota (vergamota ou mimosa ou pocam), ameixa, damasco, caju, goiaba, maça, maracujá, pera, pêssego, nectarina, uva, jabuticaba, morango, amora, framboesa, cereja, manga, jamelão (jambolão), seriguela, nêspera (ameixaamarela), pinha (fruta do conde), graviola, etc;
- monofágicas (não se misturam com as outras): melancia, melão;
- sais minerais (vegetais tenros): alface, rúcola, couve, aipo, tomate, pepino, pimentão, pimenta de cheiro, abóbora (e outras abobrinhas), berinjela, jiló, quiabo, etc;
- gorduras (oleaginosas): abacate, pequi, coco, noz, amêndoa, avelã, pinhão, pistache, castanha-do-pará, semente de girassol, gergelim, macadâmia, etc;

Na dieta não são utilizados sal, vinagre, temperos e condimentos, café (e estimulantes em geral), álcool e mel.

Repolho, brócolis, couve-flor, etc  são aceitos, mas pouco recomendados, por terem muita celulose em suas composições, tornando a sua digestão mais difícil. Por isso, atenção às folhas e verduras fibrosas, ou seja, com muita celulose.

Sementes também são pouco recomendadas, principalmente se são compradas em supermercados que as vendem, na maioria das vezes, desidratadas. O mesmo vale para frutas secas - a dieta não considera alimentos desidratados como sendo alimentos inteiros, ou seja, à partir do momento que se retira qualquer coisa do alimento, mesmo a água que é rica em nutrientes, ele deixa de ser crú e torna-se um alimento não equilibrado. Neste caso: "o todo é maior do que a soma das partes".

Grãos (trigo, arroz, aveia, cevada, etc) não são utilizados, pois são carboidratos complexos e de difícil digestão, além de conterem toxinas que não são naturalmente inibidas pelo organismo humano.



Sugestão para uma rotina diária:

Desjejum e Almoço: frutas doces ou semi-ácidas ou monofágicas
Jantar: frutas ácidas e salada de vegetais tenros e/ou oleaginosas
* Não misturar frutas doces com frutas ácidas ou semi-ácidas (causam fermentação e má digestão);
* Frutas monofágicas não devem ser ingeridas ou misturadas à quaisquer outros alimentos. Assim, se pretende se alimentar de frutas monofágicas, faça uma refeição exclusiva delas e aguarde algumas horas até ingerir qualquer outro alimento que não seja uma fruta monofágica;
* Se sentir necessidade, acrescente uma quarta refeição de frutas durante o dia;
* Se possível, faça mono refeições: um alimento exclusivo por vez (ex: só banana, ou só mamão, ou só laranja, etc);
* Coma bastante fruta. De 5 a 15 bananas de uma vez, por exemplo;
* Isso são apenas breves sugestões: informe-se melhor e não se restrinja a este artigo.


Observações importantes:
O princípio da dieta é simples: se um alimento não puder ser comido sem preparo prévio ou se ele não tiver um gosto saboroso naturalmente (sem temperos e condimentos), então ele não é um alimento ideal para consumo.

*Para se evitar a carência da Vitamina B12 é altamente recomendado o consumo de alimentos orgânicos por serem muito mais ricos em nutrientes e micro-organismos que sintetizam a Vitamina B12, sendo encontrados em solos bem cultivados. Há indícios da vitamina ser sintetizada por micro-organismos presentes no intestino e na boca, mas esse assunto ainda está em aberto.
[*] ESSA PARTE SOBRE B12 É CONTROVERSA, SUGIRO LEITURA DO DOCUMENTO SOBRE B12 DISPONÍVEL NO LINK A SEGUIR:
 http://www.facebook.com/groups/219875431404568/doc/225618960830215/ 


A dieta também inclui a prática de exercícios vigorosos todos os dias, a prática de boas relações no cotidiano e a eliminação do uso de quaisquer outros vícios ou substâncias nocivas.

A dieta é altamente indicada à pessoas que pretendam obter altíssima performance atlética (corpo leve e ágil). Além disso, há relatos de que "Fisiculturistas seguindo o programa 80/10/10 descobriram que apenas fornecendo as calorias suficientes provenientes de carboidratos, diminuíam drasticamente a sua necessidade proteica e que tanto sua energia para treinar quanto seu crescimento muscular aumentavam."


Logo, suplementos proteicos tornam-se completamente desnecessários, pois o corpo sintetiza todos os nutrientes necessários para o seu devido fortalecimento à medida que os exercícios aumentam. Por isso que o corpo necessita de muita energia, ou seja, 90 a 97% de carboidratos simples: frutas.

A perda aparente de massa quando alguém inicia a dieta 80/10/10 (frugívora) é devido ao desinchaço natural que ocorre pela regularização da quantidade de água no organismo após a eliminação das toxinas (principalmente o sal) provenientes da alimentação com alimentos cozidos. Enquanto o organismo contém muitas toxinas, o corpo mantém uma maior quantidade de água para poder diluí-las em seu contínuo processo de desintoxicação. Assim, muito do que imaginamos ser nossos músculos são, na verdade, água em excesso. A massa corporal é rapidamente restabelecida à partir de exercícios de musculação e ginástica localizada.

O consumo excessivo de gorduras (em qualquer tipo de alimentação) podem desencadear a fadiga crônica e a diabetes a médio e a longo prazo. Além do imenso trabalho que o organismo tem em digerir as gorduras, que podem levar de 12 a 24 horas para sua digestão (carboidratos simples provenientes de frutas são digeridos e absorvidos em uma hora ou menos), o excesso de gordura diminui a porosidade dos vasos sanguíneos elevando a taxa de açúcar no sangue e dificultando a absorção do oxigênio pelas células, propiciando a ansiedade e a fadiga, podendo culminar em uma futura diabetes caso se persista no consumo excessivo de gorduras. Ao contrário, quando há pouca ingestão de gorduras, pode-se ingerir grandes quantidades de frutas, pois o açúcar excessivo é rapidamente eliminado da corrente sanguínea. Mas atenção, não iguale o açúcar das frutas em natura com outros açúcares provenientes de processos químicos e/ou industriais, ou mesmo o mel, pois ao se ingerir um fruta, seu respectivo açúcar é acompanhado por uma séria de outras substâncias que ajudam a equilibrar todo o processo de digestão e absorção dos nutrientes pelo organismo. Neste caso, novamente: "o todo é maior do que a soma das partes".


Comentários finais:
Este resumo foi escrito à partir do livro "The Diet 80/10/10" do Dr. Douglas N. Graham [ http://blog.brauliobo.org/wordpress/wp-content/uploads/2009/10/811-NewFront-web.jpg ] e não pretende abranger todo o seu respectivo conteúdo, mas apenas fornecer as informações básicas e essenciais para que uma pessoa tenha algumas noções da dieta. No caso de dúvidas, procure pela obra completa e/ou por alguém que pratique a dieta. Para quem está interessado em iniciar uma dieta crudívora, a leitura do livro "12 Passos para o Crudivorismo" ("12 Steps to Raw Foods") de Victoria Boutenko é altamente recomendada, principalmente às pessoas que sentirem dificuldades em se manterem na dieta crudívora.

Com o advento da internet e das redes sociais, pode-se encontrar facilmente praticantes de dietas crudívoras e/ou frugívoras (80/10/10) em diversos sites e comunidades virtuais. Procure por redes sociais que compartilhem tal interesse. Algumas indicações são:

http://saudebrasil.ning.com - Espalhando SeMENTES - Brasil
http://fruitarians.net - Portal Internacional
http://iheartfruit.com - Fórum Internacional

Procure pelas palavras chave: crudivorismo, frugivorismo, dieta 80/10/10, alimentação crua, alimentação viva, raw food, fruitarians, etc em sites de busca e/ou no seu site de redes sociais favorito. Boa sorte e saúde!

3 comentários:

  1. mais uma vez copiando sem citar de onde pegou

    ResponderExcluir
  2. O link sobre vitamina B12 só é acessível para membros. Poderia compartilhar ele de um modo mais acessível?

    ResponderExcluir