sexta-feira, 20 de setembro de 2013

30 dias de bananas

Diário de um Iceberg de Bananas - Setembro de 2012
  
01/9 Sábado, dia de pegar a caixa na feira. Comecei com Bananas Nanicas, paguei R$17 a caixa com mais de 150 bananas. E logo no primeiro dia tive uma “provação”: fui numa Pizzada Vegana organizada pelo Coletivo Anarquista da Casa Lagartixa Preta em Santo André-SP. Adoro pizzas, mas agüentei firme. Dia tranqüilo, senti que 40 bananas médias (2,5kg sem casca) é muito, porém nesse dia não malhei, logo então é inconclusivo afirmar. *seria impossível essa dieta de 40 bananas médias ao dia usando termogênicos, pois eles tiram completamente a fome e dão enjoos se comer.

02/9 Acordo com meu amigo de infancia Lincoln deixando uma lendária LongBoard em casa. Depois compareci num Frutanic (Pic Nic de Frutas) no Parque da Água Branca, organizado pela frugívora Lili Góes. Fui 2 vezes ao banheiro, até as fezes ficam cheirando banana, e tudo muito mais fácil de limpar. Tive muitas flatulências, porém incrivelmente sem cheiro algum. De noite senti uma massa no estomago e uma leve abstinência quanto a comer pães e beber suco de uva. Sentimento de ficar em retiro.

03/9 Segunda Feira, primeiro dia malhando com essa dieta. Senti que 40 bananas é muito, porém já não pesa tanto assim no estômago. Comecei a fazer um levantamento sobre as propriedades das bananas. Na noite de segunda pra terça sonhei que tinha comido pão. Acordei aliviado por não ter quebrado a dieta.

04/9 A hora mais agradável do dia é a água de coco que tomo logo quando acordo em jejum, única coisa de diferente que me propus nessa ilha de bananas a qual planejei. O sabor dessa água é apreciado vezes mil.

05/9 Quarta feira, dia de pegar caixa na feira. Dessa vez o tipo escolhido é aBanana Prata, R$18 a caixa. Nesse dia quase esqueci e comprei um biscoito na rua, por sorte lembrei a tempo. Também nesse dia participei de uma Oficina de Bolos Veganos sem Ovos e sem Leite Animal no SESC São Caetano do Sul-SP, ministrado por Daniel Duran, com degustação livre e não comi nada além de minhas bananas.

06/9 Pela primeira vez me senti levemente desanimado e com vontade de comer outras coisas, mas percebi que era por problemas pessoais, psicológicos. É fato que tempos depois desse desânimo vem a recompensa física notada no espelho. Gratificante. O negócio é não bitolar e deixar o tempo passar.

07/9 Completei uma semana, e passando os dias mais apertados economicamente de minha vida. Desânimos e ansiedades minimizadas pela dieta adotada. Com a pressão dos problemas familiares, se eu tivesse me alimentando da forma convencional, estaria comendo que nem um louco por ansiedades. Lições! Parece um portal se abrindo, mas sem essas visões, são só metáforas mesmo. Senti como que a banana é anti-stress.

08/9 Sábado, agora uma caixa de Banana Ouro R$20. Vieram muitas bananas (mais de 600), pois é uma banana bem pequena. É uma banana que está em falta pela época e, portanto não está com 100% de qualidade. Nesse primeiro dia de banana ouro calculei errado e comi 120 bananas. Na ultima refeição do dia eu estava completamente sem fome e acabei vomitando na mesma hora, isso me fez reavaliar e reduzir para 100 unidades diárias, o que resolveu esse problema nos dias posteriores.

09/9 Um dia que era pra ser muito tenso, porém foi dia bem tranqüilo na saúde devido à dieta. Passei por mais stress, pois minha família se endividou e fui “alistado de sopetão” a ir de manhã numa feira tentar vender todos os carros. Com isso, tive que, de última hora, adiar (odeio isso) uma matéria da Juvegan (Torcida Juventude Vegana – Juventus Futebol Clube) para uma turma interessada da Casper Líbero. Já estava tudo marcado pra essa matéria ser no Jogo do Javari na parte da manhã. Não gravei nada de matéria e o time tomou uma sacolada de 3 a 0, algo bem raro de acontecer em casa. De tarde fui com um amigo num bar pra espairar. Claro que fiquei só na água e nas bananas, tranquilo.

10/9 Fui pesar e me deparo com impressionantes 70kg. 4kgs a menos em 10 dias de bananas. Agora sem carro, e por necessidade, comecei a ir e voltar de bike pro meu trabalho e minha vida mudou! Não, não encontrei Jesuis, rsrsrs

11/9 New Way, New Life... Chuva e tive um dia bem nervosinho, mas medi minha pressão arterial e estava perfeita12x8. Damos graças às bananas, zero sódio. Trilha do dia: www.youtube.com/watch?v=jywa9oK3ytU

12/9 Um salve a Banana Maçã, uma delícia de sabor. Paguei R$25 a caixa. Quando estou cansado de mastigar, ou com pressa, daí bato as bananas no liquidificador com água, fazendo um autêntico Leite de Bananas.

13/9 Rolê na USP de boas, bananas na mochila. Dia de Escambão, uma feira de trocas que organizamos com o grupo Urbana Selva Intervenção. Permacultura Veganismo e faça-você-mesmo!
Merkaba feita nesse dia por Mu Iwassaki : https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/36332_373660796041659_1584820281_n.jpg

14/9 Mais problemas familiares, sangue subindo a milhão e as preciosas bananas segurando a bronca.

15/9 Concluindo metade do mês. Tirei uma foto que mostra a evolução. Claro que somado a mono-dieta são 1200 abdominais e pulos por dia + corrida, caminha e bike.  Riscos abdominais começam a aparecer, porém de forma tênue, somente após os exercícios. Peguei uma caixa de Banana Prata e mais uma vez participei e resisti de uma Pizzada Vegana feita pelo casal ex-frugívoro e ex-urbano Raquel Amaral e Diego Ferrari que me ensinaram uma receita incrível: Sorbet de Banana. Eles compraram uma terrinha no interior do ES onde vão plantar o próprio alimento e viver longe dessas doenças urbanas.
link com fotos: www.facebook.com/photo.php?fbid=413574175373902&set=o.219875431404568 

16/9 Conclui um levantamento sobre as propriedades nutricionais das bananas: www.facebook.com/photo.php?fbid=414868728577780&set=o.219875431404568

17/9 Fiz o Sorbet de Banana, e é uma delícia. Pega bananas maduras corta com a mão e coloca no congelador por 5 a 6 horas. Daí é só retirar e bater num processador/liquidificador com um socador e um mínimo de água. Pronto! Se tu der pra qualquer pessoa vão achar que é a massa convencional de sorvete, fora que é hiper doce e não tem açúcar, por isso no nome de Sorbet e não Sorvete. Acreditem se quiser, eu nem gosto de bananas. Escolhi a ilha de bananas pois é a fruta que considero mais adequada pra fazer uma ilhaSó que esse Sorbet é a coisa mais incrível de bananas que já comi. Fora que é hiper saudável e me acompanhará pela vida. Espetacular!

18/9 Nesse dia me achei muito magro muscularmente, mas percebi que estava muito bem após a musculação. O fato é que perde massa muscular muito fácilse não malhar, e o emagrecimento é de gorduras pois estava ingerindo zero de gordura.

19/9 Caixa de Banana Nanica, mas sinto que gosto mais dos sabores da Maçã e Prata. Dia de muito calor no “final de inverno” baixou muito minha pressão e fiquei com sono e vontade de descansar.

20/9 Um dia muito agradável com Seminário sobre Direitos Animais pelo Diversitas na USP e depois assisti um importantíssimo documentário do Centro Sabiá sobreagroflorestas “Cuidando da Vida no Sítio São João” acompanhado por debate com o permacultor Clovis de Oliveira no Cineclube Socioambiental Crisantempo. links pro documentário:
1/3 www.youtube.com/watch?v=osgb3g6dl4U
2/3 www.youtube.com/watch?v=jwkpPGrzOSg
3/3 www.youtube.com/watch?v=0IBu35EQFHQ

21/9 Segundo e ultimo dia do Seminário sobre Direitos Animais na USP. Quando iniciei essa ilha de bananas, estabeleci um limite mínimo de 21 dias, caso eu não agüentasse por sentir algo ruim, porém quando cheguei nesse dia achei muito simples prosseguir até completar 30 dias.

22/9 Hoje é o Dia da Banana, uma surpresa pois escolhi esse mês sem saber. Comprei uma caixa de Banana Prata e ouvi uns 3 comentários de que eu estava com o rosto magro. De fato, é uma das coisas que ficam mais visíveis, principalmente pros que não estão todos os dias ao meu lado.

23/9 Organizei um Veganic (Pic Nic Vegano) nas margens do Rio PinheirosRogerio Rothje levou tentações como suco de maçã e pão sírio. Segurei mas fiquei bem na vontade. Depois fui com a Isys Sampaio ver como anda a produção do ótimo documentário sobre Viver de Luz produzido pelo perfeccionista Juliano Lavrador.Desse documentário tirei a lição de que “o não comer” também não pode ser uma prisão se a idéia é liberdade alimentar.

24/9 As bananas da caixa que peguei no dia 22 estavam muito verdes e pela quantia que eu consumo isso torna muito indigesto, dando dores estomacais. Fica a lição de bananas verdes nunca mais, principalmente quando for comer muitas. Se o inverno terminou com sol escaldante, a primavera começou bem fria, o que fez com que as bananas não amadurecessem como eu estava acostumado.

25/9 Primeiro dia que pensei seriamente em desistir. Muita falta de energia, e de saco cheio. Esse “desânimo” veio muito provavelmente pela caixa de bananas verdes que não maduraram pelo frio instalado. Não desisti, pois faltavam só 5 dias mas me senti preso ao que me comprometi.

26/9 Ufa, caixa de Banana Maçã, e dessa vez maduras.

27/9 Senti até minha bunda mais magra ao sentar em lugares sem almofada.

28/9 É muito chato ouvir de muita gente que estou bem magro. Fiquei feliz, porém com muita vontade de retornar a alimentação vegana convencional para pegar mais massa, agora que estou com as gorduras muito reduzidas. Estou com muita saúde, porém socialmente as pessoas tem "olhos gordos", é cultural.

29/9 É notado que não sujei louça nem produzi lixo durante todo o mês. Todos resíduos orgânicos joguei na terra. Um mês sem produzir lixo, livre de plásticos, o que dá uma incrível paz interior em meio a essa sujeira urbana.

30/9 Fechei o domingo com 68kg. Perdi 6kg em 30 dias. São 15 kg a menos do que eu pesava na mesma data do ano passado.
link com fotos: www.facebook.com/photo.php?fbid=419606554770664&set=o.219875431404568


Resumindo
Foi um dos meses mais incríveis de minha vida. A idéia surgiu organicamente, não li antes em nenhum lugar sobre ficar 30 dias só comendo bananas. Escolhi a banana pois sinto que é a fruta mais completa para fazer uma ilha. O principal motivo de “ciclar” os tipos de bananas foi para não me enjoar, e deu muito certo. Foram 2 caixas de bananas por semana que eu pegava nas feiras de rua, uma na quarta e outra no sábado para garantir sempre o acesso as bananas. A idéia de comer tantas bananas (2,5kg sem casca) se deu por 2 motivos:
  1. Atingir as necessidades nutricionais diárias pra quem está praticando exercícios físicos, tanto aeróbicos (caminhada, corrida, bike) quanto anaeróbicos (musculação). Importante ingerir água, pois a banana é uma fruta que contém pouco líquido.
  2. Não sentir fome durante o dia, evitando a voracidade de partir para outros alimentos em minha frente. Dividi esse total de bananas em 5 refeições diárias, me alimentando de 3 em 3 horas.

Eu já não era gordo, meu peso girava em torno de 74kg no início de setembro e terminei com 68kg. 6kg a menos em 30 dias. Meu BF (% de gordura corporal) atingiu a impressionante marca abaixo de 2 dígitos 9,8% (antes tava 16%). A média de BF natural e saudável da população é de 20% para homens e 25% para mulheres, abaixo disso é lucro! (Para homens o nível de limite mínimo é de 5% e para mulheres 8 a 10%, abaixo disso não é saudável). Minha Pressão Arterial foi impecável durante o mês inteiro, mesmo passando por altos estresses pessoais, nunca antes vividos, por problemas de ordem externa.

É uma musculação mental e de ego, onde se percebe nitidamente que por quase todas às vezes as vontades alimentares convencionais se dão por fatores como ansiedade, ou seja, passageiras.
Dessa experiência fica a lição de, daqui pra frente, incluir com muito mais freqüência essa e outras frutas em meu dia-a-dia.
Há uma ligação mente corpo espírito, onde se faz uma verdadeira limpeza antioxidante. A colaboração ecológica foi marcante: um mês sem produzir lixo, nem financiar porcarias industriais e de monocultivos. Um mês sem lavar louças. Gastei só R$165,00 para me alimentar o mês inteiro de bananas, 200 reais somando com 1 água de coco diária que eu tomava em jejum e nada mais. Um mês sem consumir gorduras, açúcar, sal e glúten. O universo retribui.



Segundo o Índice de Massa Corporal (IMC), pra minha altura 1,78 são considerados pesos saudáveis de 59 kg até 79 kg e conclui o mês das bananas com 68 kg (bem no meio) 9 kg acima do mínimo de peso aceito pra minha altura. Acontece que as pessoas estavam acostumadas a me ver como "forte, de músculos". Ouvi tanta merda durante o mês, como "Você está com Aids!?" e "Achei que você estava doente", etc. Isso comprova "o quanto nossa sociedade tem um olhar gordo", termo bem coeso que ouvi de um amigo frugívoro, Bruno Azambuja. Pessoas obesas não sofrem o mesmo tipo de "enquadramento".

O IMC é uma medida do grau de obesidade para uma pessoa. Através do cálculo de IMC é possível saber se alguém está acima ou abaixo dos parâmetros ideais de peso para sua estatura. Claro que para quem malha hipertrofia, esse parâmetro de IMC não serve, pois o indivíduo pode ter pouca gordura corporal e uma alta quantia de massa magra (músculos).



+ sobre os benefícios das bananas:
https://www.facebook.com/fabiuvegano/posts/386585454739933
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=459881664045954&set=a.338708356163286.85483.338529392847849

Exercícios abdominais que fiz diariamente: www.youtube.com/watch?v=cfY_4m3RVRc
+1200 abdominais + 1200 pulos todos os dias
+ Aeróbico (média de 4 vezes por semana 60' bike ou 30' cooper)

Esse “mês das bananas” faz parte do programa que criei pra mim em Julho 2012:www.facebook.com/groups/musculacaovegana/permalink/402005846524858/


Agradeço as pessoas que incentivaram e as que apoiaram com embasamentos técnicos:
 Aos casais Lincoln Moretti & Gisele Motta Moretti, Raquel Amaral & Diego Ferrari, aos frugívoros Lili Góes, Bruno Azambuja e André Garcia, a Priscila & Caio do Coletivo Anarquista Ativismo ABC, a Paulo Victor que modera comigo o grupo Musculação Vegana do FB, ao feirante Marcelo pelos descontos nas caixas de bananas e ao "Presidente" da Zona Cerealista pelos cocos verdes, a Isys Sampaio, Rodrigo Machado e Juliano Labrador.

Silvastê!

4 comentários: