quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Cuidado, você pode estar envenenando o seu animal de estimação sem saber!

De acordo com Web MD , no ano passado, houveram mais de 100 mil casos de envenenamento de animais domésticos nos Estados Unidos. Muitos deles foram causados por substâncias, que para nós humanos não causam nenhum mal.
Dependendo da quantidade e da substância ingerida ou inalada por seu bichinho, ele poderá ter algumas reações de envenenamento, como problemas gastrointestinais e neurológicos, distúrbios cardíacos e respiratórios, coma e até morte.
© Copyright 2013 CorbisCorporation
Podemos considerar as seguintes substância que podem fazer mal à seu pet:
1:. Prescrição de medicamentos para as pessoas: Drogas que podem ser benéficas ou até salvar a vida de pessoas, pode ter o efeito oposto em animais de estimação. E mesmo que em pequenas doses, podem causar grandes danos.
Alguns dos medicamentos são:
  • Anti-inflamatórios e para dor: podem causar problemas estomacais, intestinais, úlceras ou até insuficiência renal. .
  • Antidepressivos: podem causar vômitos e, em casos mais graves, a síndrome da serotonina – uma condição perigosa que aumenta a temperatura, frequência cardíaca, pressão arterial e ainda podem causar convulsões.
  • Medicamentos para pressão arterial.

2:. Produtos para pulgas e carrapatos: Você pode pensar que você está fazendo um favor quando aplica os produtos comercializados para combater pulgas e carrapatos no seu cão, mas milhares de animais são envenenados por estes produtos a cada ano. Problemas podem ocorrer se o cão acidentalmente ingerir estes produtos ou se cães de pequeno porte recebem quantidades excessivas.

3:. Medicamentos para humanos: Neste grupo podemos incluir medicamentos que contém acetaminofeno (Tylenol), ibuprofeno e naproxeno (Advil), bem como produtos fitoterápicos e nutracêuticos (óleo de peixe, suplementos comuns).

4:. Medicamentos Pet: Assim como nós podemos ficar doentes ou até morrer por medicamentos destinados a nos ajudar, os animais de estimação também podem. Geralmente os medicamentos com mais problemas são os analgésicos e vermífugos.

5:. Produtos de limpeza: Na lista podemos incluir água sanitária, que é uma das principais causas de intoxicação animal, resultando em problemas no estômago e pulmões. A lista vai mais além com solvente de tinta e produtos químicos para piscinas, que também podem agir como um veneno para o seu cão e que podem resultar em dores de estômago, depressão e queimaduras químicas.

6: Alimentos: Seu companheiro de todas as horas pode ficar no seu pé por horas te pedindo o doce que você está comendo, porém, você tem que ser forte o bastante para não dar. Os animais têm metabolismos diferentes dos nossos. Alguns alimentos e bebidas que são perfeitamente seguros para as pessoas podem ser perigosos e até fatais para cães.
  • Chocolate: Apesar de não ser prejudicial para as pessoas, produtos com chocolate contêm substâncias chamadas metilxantinas que podem causar vômitos em pequenas doses ou até morte se ingerido em grandes quantidades. Os chocolate preto contém mais destas substâncias do que o branco ou ao leite.
  • Álcool: Os sintomas de envenenamento por álcool em animais são semelhantes aos de pessoas, e podem incluir vômitos, problemas respiratórios, coma e nos casos mais graves, a morte.
  • Abacate: Você pode até pensar que isso é saudável para o seu cão, porém o abacate tem uma substância chamada persin que pode atuar como um veneno para o seu cão, causando vômitos e diarreia.
  • Macadâmia: Os cães podem sofrer uma série de sintomas, incluindo fraqueza e vômitos, após o consumo de macadâmia.
  • Xilitol: Este adoçante é encontrado em muitos produtos, incluindo chiclete sem açúcar e doces. Ele provoca uma rápida queda de açúcar no sangue, resultando em fraqueza e convulsões.

7:. Plantas: Eles podem ser inofensivas para nós, mas não para nossos bichinhos. Algumas das plantas mais tóxicas para cães são:
  • Azáleas e rododendros: Estas plantas são lindas, porém contém toxinas que podem causar vômitos, diarreia, coma e dependendo até a morte.
  • Tulipas e narcisos: Estas plantas podem causar sérios problemas de estômago, convulsões e aumento da frequência cardíaca
  • Sago palmas: Comer apenas algumas sementes pode ser suficiente para causar vômitos, convulsões e insuficiência hepática.

8:. Raticidas: Se ingerido por cães, pode causar problemas graves e muitas vezes podem começar vários dias depois de serem ingeridos. Então, muito cuidado com aqueles raticidas espalhados pela casa.

9:. Produtos para o jardim: Produtos para o seu gramado e/ou jardim podem ser bem venenosos para os animais que os ingerem.

O que fazer caso suspeite que seu cão está intoxicado?
Se você acha que seu cão tenha sido envenenado, tente manter a calma. É importante agir com rapidez, porém de forma racional.
Primeiro, procure saber o que causou esta reação no seu bichinho, isso será útil para o seu veterinário te ajudar. Caso seu cão tenha vomitado, colete a amostra para o caso do seu veterinário pedir.
Em seguida, tente manter a calma e ligue para o seu veterinário.
Existem algumas precauções que podemos tomar, para não corrermos o risco de que aconteça nada de ruim com nosso cão. Aqui estão algumas sugestões:
  • Mantenha todos os medicamentos, mesmo aqueles à prova de criança, em armários que são inacessíveis para o seu cão. Se você, sem querer deixar cair uma pílula no chão, não se esqueça de pegar imediatamente, para não ter o perigo do seu bichinho engolir. Supervisione os idosos, que podem precisar de ajuda para tomar medicamentos.
  • Sempre siga as orientações dos produtos de pulgas e carrapatos.
  • Se você tiver dúvidas sobre o que é e o que não é tóxico para o seu cão, pergunte à seu veterinário.
  • Certifique-se de que todos os seus raticidas são mantidos em armários altos ou prateleiras que seus animais de estimação não possam encontrar.
  • Ao comprar plantas para sua casa, opte por aquelas que não causem problemas, caso seu cão mastigue.
  • Guarde todos os produtos químicos e de limpeza em áreas inacessíveis para o seu cão.
Fonte da imagem: Corbis Images
www.terapiaparatodos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário